PROBIO


Titulo: Mudanças Climáticas Globais e Efeitos sobre a Biodiversidade. “Caracterização do clima atual e definição das alterações climáticas para o território Brasileiro ao longo do Século XXI”. Subprojeto do Programa de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO).

Objetivo: Fornecer informação técnico-cientifica sobre as possíveis mudanças climáticas sobre o território brasileiro que já aconteceram e podem vir a acontecer nos próximos cem anos. Para isto, serão analisados diversos cenários climáticos dos modelos do Intergovernmental Panel on Climate Changes (IPCC) para diferentes experimentos com concentrações de CO2 (SRES A2 e SRES B2). Porém, devido a estes modelos apresentar uma baixa resolução por serem modelos globais, e pela necessidade de se ter resultados mais específicos e detalhados, será feita uma regionalização (downscaling dinâmico) utilizando como base o modelo acoplado oceano-atmosfera do Hadley Center (HadCM3) e três modelos climáticos regionais: o Eta/CPTEC, RegCM3 e o HadRM3P. A regionalização será feita para escala de 0,5º latitude x 0,5º longitude.

Produtos esperados:

Caracterização do clima do Século XX e validação do modelo climático regional do CPTEC
  • Elaboração de climatologia diária de precipitação pluviométrica sobre o Brasil baseada em pelo menos 20 (vinte) anos de registros climáticos
  • Elaboração de curvas de tendências climáticas de longo período dos termos do balanço hídrico à superfície (pelo menos para a precipitação pluviométrica e para estimativas da evapotranspiração) para pelo menos 50 pontos (estações climatológicas).
  • Elaboração de mapas de correlação estatística entre simulações de precipitação pluviométrica do modelo climático regional “Eta”, a ser utilizado para a atividade de regionalização.

Regionalização das projeções de cenários climáticos futuros para o Brasil
  • Elaboração de mapas com as projeções de cenários de climas futuros para o Brasil (pelo menos médias sazonais e anuais de temperatura do ar à superfície e precipitação pluviométrica) a partir dos resultados de seis modelos climáticos globais aceitos pelo IPCC, para dois cenários de emissão (baixa e alta), na escala para a qual estas projeções estiverem disponíveis, e para três médias temporais decadais: 2010-2020, 2050-2060 e 2090-2100—Usar vários modelos regionais para reduzir incertezas
  • Arquivos em forma digital (model output) serão disponibilizados para comunidade cientifica (prioridade para cientistas de PROBIO e suas instituições?)

Equipe Científica:

Jose A. Marengo, Coordenador, CPTEC/INPE, SP
Carlos A. Nobre, CPTEC/INPE, SP
Igor Pisnitchenko, CPTEC/INPE, SP
Tatiana Tarasova, CPTEC/INPE, SP
María Valverde, CPTEC/INPE, SP
Renaud Laborbe, CPTEC/INPE, SP
Guillermo Obregón, CPTEC/INPE, SP
Julio P. Reyes Fernandez, CPTEC/INPE, SP
Wagner R. Soares, CPTEC/INPE, SP
Lincoln M. Alves, CPTEC/INPE, SP
Tercio Ambrizzi, IAG/USP, SP
Rosemeri P. Rocha, IAG/USP, SP
Simone T. Ferraz, IAG/USP, SP
Santiago. V. Quadra, IAG/USP
Eneas Salati, FBDS, RJ
Eneida Salati, FBDS, RJ
Tatiana Campanhol, FBDS, RJ
Nilson Villa Nova, ESALQ/USP, SP

Apoio Administrativo:

Diana Raigoza, CPTEC/INPE, SP
Evanize Fidalgo, CPTEC/INPE, SP
Josiane C. M. de Oliveira, CPTEC/INPE, SP
Letícia Maria Barbosa de Faria, CPTEC/INPE, SP

Data finalização: Fevereiro de 2007

Financiado por: MMA/BIRD/GEF/CNPq e pelo Global Opportunity Fund-GOF do Reino Unido, através do projeto Using Regional Climate Change Scenarios for Studies on Vulnerability and Adaptation in Brazil and South America. Outras fontes de financiamento incluem a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP - Projeto de Pesquisa Temático 01/13816-1), o Conselho de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico CNPq, e o Instituto Inter Americano de Mudanças Globais-Projeto IAI-(PROSUR CRN55).

Contato: marengo@cptec.inpe.br

Para saber mais do programa PROBIO visite o site:
www.mma.gov.br/probio